fechar
Noticias
  • Publicada por: Centro Educacional Pio XII
    IX PROPOSTA DE REDAÇÃO - USO RACIONAL DA ÁGUA – PROF (a). JULIANA LADEIRA.
    19 Nov 2019
    IX PROPOSTA DE REDAÇÃO - USO RACIONAL DA ÁGUA – PROF (a). JULIANA LADEIRA.

    A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo  de  sua  formação,  redija  texto  dissertativo-argumentativo  em  modalidade  escrita  formal  da língua  portuguesa sobre “Uso Racional da água”.  Apresente  proposta  de intervenção. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para a defesa de seu ponto de vista.

     

    TEXTOS PARA ESTUDOS

     

    Texto 1: Uso racional da água é a solução para a preservação desse recurso

    Racionalizar o uso da água não significa ficar sem ela. Significa usá-la sem desperdício. Considerá-la uma prioridade social e ambiental, para que a água tratada e saudável nunca falte em nossas torneiras.

    https://www.ana.gov.br/noticias-antigas/uso-racional-da-a-gua-a-c-a-soluassapso-para-a.2019-03-15.1643221791

     

    Texto 2: Uso racional da água Paraná 2018

    “A disponibilidade de água doce no mundo é tida atualmente como a maior problemática a ser enfrentada pela humanidade nos próximos 50 anos. Trata-se de recurso natural finito sem o qual a vida no planeta se inviabilizaria. Diferente dos vegetais, por exemplo, a água não pode ser cultivada, ou seja, aquilo que o planeta dispunha de água na era jurássica é o mesmo que dispomos atualmente, só que a população cresceu de zero para quase 7 bilhões de seres humanos, que precisam beber, manter hábitos de higiene, produzir alimentos, manter as atividades econômicas e ainda garantir uma parcela para que a natureza possa se regenerar.

    http://www.meioambiente.pr.gov.br/arquivos/File/SITE_SEMA/RECURSOSHIDRICOS/CARTILHAS/Cartilha_Uso_Racional_da_Agua_oficial.pdf

     

    Texto 3: Melhores Práticas para o Uso Racional da Água

    A sustentabilidade, mais do que um princípio de gestão, tornou-se um elemento essencial para o funcionamento ecologicamente correto dos processos. A preocupação socioambiental sempre esteve presente no desenvolvimento dos estudos técnicos do Centro de Estudos de Serviços Terceirizados (CadTerc). Essa preocupação consolida-se em determinações, citadas nos estudos, que visam à sustentabilidade, redução de poluentes e economia de recursos naturais à entidade Contratante e à Contratada para prestar serviços terceirizados para a Administração Pública, como, também, em tópicos específicos presentes nos estudos, como: “UTILIZAÇÃO DA ÁGUA” e “USO RACIONAL DA ÁGUA”.

    http://arquivos.ambiente.sp.gov.br/cadmin/2012/10/cadterc.pdf

     

    Texto 4:  Uso racional da água – cada vez mais possível

    Se pensarmos que apenas 2,5% da água disponível no mundo é doce e 0,007% desta parcela estão em locais acessíveis (segundo o World Resources Institute), o desafio de desenvolver técnicas de reaproveitamento de água e utilizá-la de forma consciente para garantir que não falte, é uma importante alternativa para resolver a  crise hídrica no País.

     https://www.eupensomeioambiente.com.br/2016/01/12/uso-racional-da-agua-cada-vez-mais-possivel/

     

    Texto 5: Indicadores de uso racional da água para escolas de ensino fundamental e médio

    A avaliação do potencial de conservação de água deve contemplar outros indicadores que não somente a quantidade de água por agente consumidor em um determinado período (indicador de consumo), tendo em vista as particularidades de cada edificação

    https://www.seer.ufrgs.br/ambienteconstruido/article/view/3648/2009

     

    Texto 6: Metodologia para a implantação de programa de uso racional da água em edifícios.

    Ações que influenciam a redução do consumo de água em edifícios têm sido implementadas, de forma generalizada, principalmente nos grandes centros urbanos, onde a escassez de água é uma realidade, quer seja por causas naturais, pelo aumento da demanda provocado pelo crescimento populacional ou por ambas as causas.

     

    https://teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3146/tde-16042018-084622/publico/LuciaHelenadeOliveira_T.pdf

     

     

    Poste seu texto no Fórum clicando no link ao lado: https://rede-salesiana-mg.i10bibliotecas.com.br/grupo/16

ver todos