fechar
Noticias
  • Publicada por: Centro Educacional Pio XII
    VI PROPOSTA DE REDAÇÃO - A  INFLUÊNCIA  DO  CELULAR  NO  COMPORTAMENTO  DOS  INDIVÍDUOS  E  NAS  RELAÇÕES INTERPESSOAIS - PROF. CHRISTIAN
    28 Jun 2019
    VI PROPOSTA DE REDAÇÃO - A INFLUÊNCIA DO CELULAR NO COMPORTAMENTO DOS INDIVÍDUOS E NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS - PROF. CHRISTIAN

     

    A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos    ao    longo de     sua     formação,  redija     texto     dissertativo-argumentativo     na  modalidade  escrita  formal  da  língua portuguesa  sobre  o  tema  a  influência  do  celular  no  comportamento  dos  indivíduos  e  nas  relações interpessoais, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

     

    TEXTO 1

     

    O  uso  do  telefone  celular  se  consolida  como  o  principal  meio  para  acessar  a  internet  no  Brasil.  É  o  que mostra o Suplemento de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2015, divulgado hoje (22) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

     

    No  ano  passado,  92,1%  dos  domicílios  brasileiros  acessaram  a  internet  por  meio  do  telefone  celular, enquanto 70,1% dos domicílios o fizeram por meio do microcomputador. Em 2014, o acesso à internet (80,4%

    dos domicílios) por meio do celular também foi predominante em relação ao uso do computador (76,6% dos domicílios).

    http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2016-12/ibge-celular-se-consolida-como-o-principal-meio-de-acesso-internet-no-brasil

     

    TEXTO 2

     

    Os telefones celulares são a maneira perfeita para ficar conectado com os outros e fornecer ao usuário uma sensação  de  segurança.  Em  caso  de  emergência,  ter  um  telefone  celular  pode  permitir  que  a  ajuda  para chegar  até  você  rapidamente  e  poderia  salvar  vidas.  No  entanto,  a  importância  de  telefones  celulares  vai muito além de segurança pessoal. Telefones celulares modernos são capazes de acesso à internet, envio e recebimento  de  fotos  e  arquivos,  e  alguns  telefones  celulares  estão  equipados  com  tecnologia  GPS, permitindo  o  uso  na  maioria  dos  locais  ao  redor  do  mundo  e  permitindo  que  o  telefone  celular  para  ser encontrado ou o usuário localizado no evento de perda ou de emergência.

     

    http://dyego.info/artigosti/a-importancia-de-telefones-celulares-na-sociedade-moderna/

     

    TEXTO 3

     

    Uma pesquisa da Universidade de Baylor, nos Estados Unidos, confirmou que os celulares são prejudiciais aos relacionamentos amorosos e que eles podem levar a certos níveis de depressão. Para o estudo feito nos EUA,  os  pesquisadores  conduziram  dois  levantamentos  separados,  com  um  total  de  453  participantes adultos, com a intenção de entender os efeitos do “Pphubbing” — o “Snubbing” entre parceiros. A pesquisa define “Pphubbing”como o hábito de utilizar  o celular  enquanto se está na companhia de seu parceiro de relacionamento.

     

    — Descobrimos que, quando alguém percebe que seu parceiro está deixando-o de lado para ficar no celular, isso  cria  conflitos  e  leva  a  níveis  mais  baixos  de  satisfação  com  o  relacionamento    explica  Roberts.

     

    — Esses níveis mais baixos de satisfação com o relacionamento, por sua vez, levam a níveis mais baixos de satisfação com a vida e, finalmente, os níveis mais elevados de depressão.

     

    Os  resultados  mostraram  que  46,3%  dos  participantes  costumam  ser  “ignorados”  por  seus  parceiros. 

    22,6%  disseram  que  o  “Pphubbing”  causa  conflitos  em  suas  relações,  e  36,6%  afirmaram  que  se  sentem depressivos parte do tempo. No total, apenas 32% dos entrevistados afirmaram que estavam muito satisfeitos com seus relacionamentos.

     

    https://oglobo.globo.com/sociedade/tecnologia/celular-prejudica-relacionamentos-diz-estudo-17669074#ixzz4retmmFzA

     

    TEXTO 4

     

    Link da Imagem: https://encryptedtbn0.gstatic.com/imagesq=tbn:ANd9GcTuhvkcE5h2YCtmxP2ukllGfoIm9vMola5TQCFwqIOZidtGOr21bg

     

     

    TEXTO 5

     

    Link da Imagem: http://planetadoalan.blogspot.com.br/2013/02/celulares-em-sala-de-aula.html

     

    LINKS PARA ESTUDO:

     

    https://www.comportese.com/2013/09/o-dominio-da-tecnologia-afetando-as-relacoes-interpessoais

    O domínio da tecnologia afetando as relações interpessoais. O dia que Einstein temia chegou, essa “geração de idiotas” pode ser vista por todos os cantos das várias cidades sem distinguir classe social; mas acho forte dizer “geração de idiotas” e prefiro dizer “geração de pessoas com um pobre repertório comportamental”.

     

    http://www.eumed.net/rev/caribe/2016/11/tecnologia.html

    O uso da tecnologia e seu impacto nas relações interpessoais nas organizações. As ferramentas tecnológicas são muito utilizadas por empresas e pessoas, e já se tornaram parte da rotina de todos, por auxiliar boa parte das tarefas, reduzir tempo e facilitar a comunicação. Com isso estudos sobre tecnologia e comunicação vem crescendo cada vez mais, e se torna um assunto essencial para ser estudado.

     

    http://www.psicologia.pt/artigos/ver_artigo_licenciatura.php?codigo=tl0002

    Como a modernização e a tecnologia influenciam nas relações humanas. O presente artigo aborda, questões pertinentes à modernização e a tecnologia, seus avanços e influências no cotidiano do ser humano.

     

    https://www.ibccoaching.com.br/portal/comportamento/quando-a-internet-e-o-celular-atrapalham-suas-relacoes-sociais/

    Quando a internet e o celular atrapalham suas relações sociais. Nos anos 2000, outra criação tecnológica começou a mexer com os hábitos da população, facilitando a vida de muitos executivos – o smartphone. Porém, como todas as ferramentas, este pode ser utilizado de forma construtiva e destrutiva.

     

    http://www.educandotudomuda.com.br/?s=o+perigo+da+desconex%C3%A3o+com+a+vida

    O perigo da desconexão com a vida. Frente ao panorama da infância digital e o perigo da desconexão com a vida, me pus outro dia a imaginar como agiria com meus filhos se eles fossem pequenos hoje.

     

    http://www.anm.org.br/conteudo_view.asp?id=2405&descricao=NOMOFOBIA:+UMA+NOVA+PATOLOGIA+OU+ADAPTA%C3%87%C3%83O+AO+NOVO?

    ...o termo Nomofobia teve seu significado ampliado e encontrou o seu lugar para designar o desconforto ou angústia causados pela fobia de ficar desconectado (off-line), de ficar incomunicável ou pela impossibilidade de comunicação por intermédio do TC, computador ou outro aparelho de comunicação digital.

     

    Poste seu texto no Fórum clicando no link: https://rede-salesiana.i10bibliotecas.com.br/grupo/7

ver todos